Tran Tuan é um jovem Vietnamita de 33 anos.
Conheci-o quando estive em Ho Chi Min, no Vietname.
Num dia em que aluguei uma mota e decidi aventurar-me nos subúrbios artísticos do Distrito 11.
Ao chegar a uma das galerias que procurava, ela estava fechada.
Mas na parte de dentro, por detras do portão, estava um jovem a mexer num telemovel.
Ele informou-me que neste momento a galeria já não funcionava mas que servia de albergue a alguns artistas.
Este rapaz chamava-se Tran Tuan.
Questionei-o imediatamente se podia ver o trabalho dele.
Ele disse que sim.
Fui ao seu estúdio e fiquei a conhecer uma das historias de inspiração artistitica mais fantásticas ou trágicas que vi ate hoje. Como lhe queiram chamar.
Perguntei-lhe se o podia entrevistar para o Artes e Tartes e ele concordou. A primeira entrevista neste blog feita a um artista estrangeiro.
AT - Olá Tran, quando visitei o teu estúdio em Ho Chi Min fiquei particularmente fascinado com o trabalho artístico que desenvolves à volta do Dedo Indicador, o dedo que aponta. Queres explicar a história por detrás destes trabalhos?
TT - Neste momento todo o meu trabalho criativo está direccionado para a forma do dedo indicador.
Faço todo o tipo de objectos em forma deste tipo de dedos. Na sua produção utilizo materiais raros ou de luxo como couro, pele de crocodilo, cabelos ou mesmo ouro.
(Nas fotos abaixo vemos algumas fotos de sofas ou outros objectos comuns).
O objectivo é criar peças com um aspecto opulento, que parecem pertencer a alguém poderoso ou abastado.
Com este trabalho, o pretendo oferecer uma perspectiva da história presente e passada da minha família.
Na altura da guerra do Vietname, o meu avô, o meu pai e os meus tios cortaram o dedo indicador a eles próprios. Auto-mutilação. Assim não seriam aceites no exército.
E deste modo não podiam disparar armas e não tinham de matar os seus compatriotas...
Para mim o dedo indicador é um símbolo de poder. Quando se aponta para alguém ou numa direcção.
Por vezes muitos milhares e milhões sofrem à custa de um só dedo. Este dedo pode mudar o mundo.
Junto envio links de uns artigos de jornal sobre o meu trabalho:
http://www.surfaceasiamag.com/read-news-8-0-915-tran-tuan.surfaceasia.magz#.UoeoQ3BHCI8
http://hanoigrapevine.com/2012/03/hue-exhibition-altered-cloud/
http://www.singaporebiennale.org/artist_tran_tuan.html
AT - Existe algum tipo apoio para os artistas no Vietname?
TT - No Vietname, os artistas têm algumas hipóteses de receber apoios. Não é fácil mas por vezes consegue-se através do governo, organizações independentes e algumas galerias privadas.
AT - Quando é que soubeste que querias ser um artista? Qual foi a razão? E quais são as tuas principais fontes de inspiração?
TT - Decidi ser um artista quando comecei a estudar arte na faculdade. A razão porque decidi seguir este caminho é porque tenho muitas histórias para contar sobre o Vietname. Histórias de hoje e do passado.
Obrigado Tran!
P.s. Outro trabalho que me impressionou no portfólio do Tran foi umas instalações gigantes que ele fez na cidade de Hue no Vietname.
Estas instalações tinham a forma de umas lulas gigantes e eram cinzentas. Ele colocava-as junto a rios ou mesmo dentro de água.
O objectivo deste trabalho era sensibilizar as pessoas para os problemas ambientais no Vietname, nomeadamente a exploração desenfreada de alumínio por parte dos Chineses, que anda a matar muitas espécies e a destruir ecossistemas inteiros.
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