Marta Leitão nasceu em Lisboa em 1982.
Apaixonada pela moda desde sempre, largou uma carreira de 7 anos nas multinacionais da publicidade e decidiu abrir o seu próprio negócio: a CHANGE! No logotipo da marca o A está de pernas para o ar, desde logo um primeiro sinal de criatividade.
Apaixonada pela moda desde sempre, largou uma carreira de 7 anos nas multinacionais da publicidade e decidiu abrir o seu próprio negócio: a CHANGE! No logotipo da marca o A está de pernas para o ar, desde logo um primeiro sinal de criatividade.
A Marta é uma verdadeira empreendedora e a nova marca tem sido um
verdadeiro sucesso. A sua página no Facebook já tem cerca de 25.000 likes!!
Os seus artistas de referência são Coco Chanel, Isabel Marant e Andy
Warhol. Qualquer dia temos a Marta a desfilar em Paris ou Nova Iorque e a
passear charme nas passerelles com o seu enorme e bonito sorriso!
A moda sempre teve uma profunda relação com as artes e essa é uma das
razões porque hoje entrevistamos a Marta. Para ela “Life is the ultimate
work of art…”
Esta semana o Artes e Tartes homenageia a Marta, tentando perceber melhor o
que é a CHANGE, como se desenrola o seu processo criativo e quais os desafios
para o futuro!
Artes e Tartes - Marta, queres explicar aos nossos leitores o que é a
CHANGE? Qual a sua história?
Marta Leitão - CHANGE é um conceito de roupa nascido da vontade de dar à versão
original de peças vintage, uma segunda vida, uma história mais divertida.
Quando é pedido reciclagem a proposta da CHANGE é
reaproveitar peças icónicas e originais e acrescentar-lhes pormenores que as
tornam especiais e provocativas. Os míticos modelos de ganga que garantem
conforto e intemporalidade, são customizados com imagens inovadoras e materiais
atuais. A criatividade da CHANGE é ilimitada…. calções, casacos, sapatos,
coletes e camisas, esquecidos num armazém, ganham tecidos, tachas metálicas de
estrelas ou picos, sofrem rasgões, remendos e costuras.
Desde miúda que transformava a minha roupa mas nunca
levei isto muito a sério.. A moda sempre andou lado a lado …e sempre foi um
estado de espirito e uma maneira de viver.
Um dia pensei no que realmente queria para o meu
futuro e a resposta foi juntar Moda ao Digital, criar uma loja online com um
conceito inovador
AT - Lembras-te do momento em que começaste a gostar de moda?
Que idade tinhas?
Marta - Não me lembro do momento, lembro-me que sempre gostei e
em miúda tinha em casa uma costureira da minha mãe. Às escondidas
pedia-lhe ajuda para transformar as minhas peças.
AT - Qual é a diferença entre gostar de roupa e gostar de moda?
Eu por exemplo, vejo um desfile e não compreendo o que se está ali a passar...
No fundo, o que os nossos leitores querem saber é como que um profissional vive
a moda, seja nos desfiles, ou quando vai a uma loja, ou quando vê um amigo/a
vestido, etc... e como usa isso na sua estratégia de marca?
Marta - No meu ponto de vista, para quem não percebe do assunto, a moda é
como olhares para uma obra de arte, ou gostas do que estas a ver ou não gostas.
Se vês um desfile, tens a capacidade de analisar se gostas do resultado ou
não, ou como quando vês uma pessoa vestida se gostas do look ou não. Os teus
olhos respondem a esta questão.
Eu uso essa inspiração na definição de tendências! Faço pesquisa de desfiles
e grandes criadores e o que gosto de ver uso como referência na estratégia da
minha marca
AT - A CHANGE tem uma grande presença Online. Queres levantar um bocadinho
o véu sobre como trabalhas a marca na web? Facebook? Site próprio? Outros?
Marta - Sou formada em Comunicação na vertente digital e trabalhei 7 anos
em publicidade digital logo para mim só fazia sentido juntar a Moda ao Digital.
No fundo antes comunicava e fazia estratégia digital de outras marcas,
agora faço a minha. O processo é o mesmo, muda o produto e o target
:) Como o target da CHANGE está maioritariamente nas redes sociais, foi
fácil atacar este mesmo público
AT - Na CHANGE tu crias as tuas próprias peças. A teu ver qual é a ligação
entre a moda e a arte? E como descreverias o teu processo criativo de cada vez
que tens uma ideia? És daquelas que faz desenhos com as peças? Ou pegas num
bocado de tecido e começas a criar?
Marta - A minha inspiração vem de absorver imagens, viagens e música.
Para mim tudo isto é arte e é ela que me inspira diariamente.
A CHANGE dá asas a uma grande liberdade criativa e isso traz a necessidade
de estar sempre atenta ao imediatismo das tendências. As possibilidades que se
encontra ao brincar com a roupa são infinitas!
Não faço desenhos das peças, pego numa peça e consigo logo ver o resultado
final! Começo a imaginar os tecidos, as aplicações…corta ali… colocar isto
aqui…e puff surge a peça final. O meu forte é transformação (sendo que o
desenho é muito mau nas minhas mãos).
AT - Uma peça de roupa tem muito que se lhe diga... temos muitas
variáveis desde as formas, o corte, as cores, os materiais, a origem desses
materiais, etc quais são os teus principais critérios de escolha no design
dessas variáveis?
Marta - A CHANGE sofre um processo criativo um pouco diferente das marcas em
geral…no fundo a peça já existe e o que interessa é alterar de acordo com
tendências e minha imaginação/criatividade.
As peças vem de fornecedores de roupa vintage e cada peça sofre um processo
criativo para se adaptar às tendências actuais. A inspiração vem também de
grandes criadores de moda mas também surge também das viagens e do
lifestyle de cada sociedade.
AT - Por fim, queres desvendar que projectos tens para o futuro? Seja
dentro da CHANGE ou fora dela?
Marta – Desde o início que a CHANGE teve uma grande aceitação no mercado português
e agora o foco é internacionalização (já vendemos para Espanha, Austrália e
Brasil) e crescer em vendas dentro da Europa.
Esperamos também estar sempre à frente em originalidade de peças. Fora da
CHANGE espero continuar a viver e olhar para a vida com foco de que cada dia é
especial e único.
Obrigado Marta!
Sem comentários:
Enviar um comentário