segunda-feira, 26 de maio de 2014

Marta Leitão

Marta Leitão nasceu em Lisboa em 1982.


Apaixonada pela moda desde sempre, largou uma carreira de 7 anos nas multinacionais da publicidade e decidiu abrir o seu próprio negócio: a CHANGE! No logotipo da marca o A está de pernas para o ar, desde logo um primeiro sinal de criatividade. 


A Marta é uma verdadeira empreendedora e a nova marca tem sido um verdadeiro sucesso. A sua página no Facebook já tem cerca de 25.000 likes!! 
Os seus artistas de referência são Coco Chanel, Isabel Marant e Andy Warhol. Qualquer dia temos a Marta a desfilar em Paris ou Nova Iorque e a passear charme nas passerelles com o seu enorme e bonito sorriso! 
A moda sempre teve uma profunda relação com as artes e essa é uma das razões porque hoje entrevistamos a Marta. Para ela “Life is the ultimate work of art…”
Esta semana o Artes e Tartes homenageia a Marta, tentando perceber melhor o que é a CHANGE, como se desenrola o seu processo criativo e quais os desafios para o futuro!
Artes e Tartes - Marta, queres explicar aos nossos leitores o que é a CHANGE? Qual a sua história?
Marta Leitão - CHANGE é um conceito de roupa nascido da vontade de dar à versão original de peças vintage, uma segunda vida, uma história mais divertida. 
Quando é pedido reciclagem a proposta da CHANGE é reaproveitar peças icónicas e originais e acrescentar-lhes pormenores que as tornam especiais e provocativas. Os míticos modelos de ganga que garantem conforto e intemporalidade, são customizados com imagens inovadoras e materiais atuais. A criatividade da CHANGE é ilimitada…. calções, casacos, sapatos, coletes e camisas, esquecidos num armazém, ganham tecidos, tachas metálicas de estrelas ou picos, sofrem rasgões, remendos e costuras.


Desde miúda que transformava a minha roupa mas nunca levei isto muito a sério.. A moda sempre andou lado a lado …e sempre foi um estado de espirito e uma maneira de viver.  
Um dia pensei no que realmente queria para o meu futuro e a resposta foi juntar Moda ao Digital, criar uma loja online com um conceito inovador
AT - Lembras-te do momento em que começaste a gostar de moda? Que idade tinhas?
Marta - Não me lembro do momento, lembro-me que sempre gostei e em miúda tinha em casa uma costureira da minha mãe. Às escondidas pedia-lhe ajuda para transformar as minhas peças. 
AT - Qual é a diferença entre gostar de roupa e gostar de moda? Eu por exemplo, vejo um desfile e não compreendo o que se está ali a passar... No fundo, o que os nossos leitores querem saber é como que um profissional vive a moda, seja nos desfiles, ou quando vai a uma loja, ou quando vê um amigo/a vestido, etc... e como usa isso na sua estratégia de marca?
Marta - No meu ponto de vista, para quem não percebe do assunto, a moda é como olhares para uma obra de arte, ou gostas do que estas a ver ou não gostas.
Se vês um desfile, tens a capacidade de analisar se gostas do resultado ou não, ou como quando vês uma pessoa vestida se gostas do look ou não. Os teus olhos respondem a esta questão.
Eu uso essa inspiração na definição de tendências! Faço pesquisa de desfiles e grandes criadores e o que gosto de ver uso como referência na estratégia da minha marca 
AT - A CHANGE tem uma grande presença Online. Queres levantar um bocadinho o véu sobre como trabalhas a marca na web? Facebook? Site próprio? Outros?
Marta - Sou formada em Comunicação na vertente digital e trabalhei 7 anos em publicidade digital logo para mim só fazia sentido juntar a Moda ao Digital.
No fundo antes comunicava e fazia estratégia digital de outras marcas, agora faço a minha. O processo é o mesmo, muda o produto e o target :) Como o target da CHANGE está maioritariamente nas redes sociais, foi fácil atacar este mesmo público 
AT - Na CHANGE tu crias as tuas próprias peças. A teu ver qual é a ligação entre a moda e a arte? E como descreverias o teu processo criativo de cada vez que tens uma ideia? És daquelas que faz desenhos com as peças? Ou pegas num bocado de tecido e começas a criar? 
Marta - A minha inspiração vem de absorver  imagens, viagens e música. Para mim tudo isto é arte e é ela que me inspira diariamente.
A CHANGE dá asas a uma grande liberdade criativa e isso traz a necessidade de estar sempre atenta ao imediatismo das tendências. As possibilidades que se encontra ao brincar com a roupa são infinitas!


Não faço desenhos das peças, pego numa peça e consigo logo ver o resultado final! Começo a imaginar os tecidos, as aplicações…corta ali… colocar isto aqui…e puff surge a peça final. O meu forte é transformação (sendo que o desenho é muito mau nas minhas mãos).
 AT - Uma peça de roupa tem muito que se lhe diga... temos muitas variáveis desde as formas, o corte, as cores, os materiais, a origem desses materiais, etc quais são os teus principais critérios de escolha no design dessas variáveis?  
Marta - A CHANGE sofre um processo criativo um pouco diferente das marcas em geral…no fundo a peça já existe e o que interessa é alterar de acordo com tendências e minha imaginação/criatividade.
As peças vem de fornecedores de roupa vintage e cada peça sofre um processo criativo para se adaptar às tendências actuais. A inspiração vem também de grandes criadores de moda mas também  surge também das viagens e do lifestyle de cada sociedade.


AT - Por fim, queres desvendar que projectos tens para o futuro? Seja dentro da CHANGE ou fora dela? 
Marta – Desde o início que a CHANGE teve uma grande aceitação no mercado português e agora o foco é internacionalização (já vendemos para Espanha, Austrália e Brasil) e crescer em vendas dentro da Europa.
Esperamos também estar sempre à frente em originalidade de peças. Fora da CHANGE espero continuar a viver e olhar para a vida com foco de que cada dia é especial e único.

Obrigado Marta!

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